Como fazer os Press-Releases ajudarem o SEO?

 
o por  no Blog Beyond PR Os press-releases distribuídos por uma agência de notícias, como a PR Newswire, ajudam ou não com o trabalho de SEO? Esse debate tem durado muito tempo, gerando falta de clareza sobre a eficácia dessa prática para aumentar a aderência junto aos mecanismos de busca e dar mais visibilidade para um website. seo-factors-5-10 Há anos atrás, enviar um press-release contendo links dava ao emissor dezenas – ou mesmo centenas – de compartilhamentos. Em muitos casos, o website associado saltava para o topo das listas dos mecanismos de busca e, voilà, uma tática popular acabou nascendo. Desde então, os mecanismos de busca tornaram-se mais inteligentes e mais focados nos seus usuários. As atualizações nos sistemas do Google são feitas para separar o conteúdo bom do ruim. Muitos dos press-releases enviados eram criados com base em links, não em conteúdo, e esses não passam despercebidos pelos sistemas de avaliação de conteúdo. De acordo com Matt Cutt, chefe do time antispam do Google, links nos press-releases não estão mais funcionando muito bem. Entretanto, um teste recente feito pelo blog SEO Consult traz evidências que sugerem o contrário. Um experimento feito pelo blog aponta que links nos press-releases trazem resultados positivos. Então, qual é a resposta? Press-releases realmente geram visitas quando incorporados ao SEO do site? Sim, eles geram resultado, mas não da maneira como vem sendo utilizados. Os velhos tempos de utilizar um press-release com links para sites na internet ainda não acabaram.  Evidencias apontam que ainda pode ser benéfico, mas as expectativas quanto ao resultado têm crescido significativamente. Por outro lado, o conteúdo que é escrito para atrair a atenção das pessoas – e consequentemente avaliado por elas – causa um bom impacto, seja ele um press-release, um artigo ou uma atualização em um blog. “Nosso conselho é: escrever primeiramente para as pessoas e depois se preocupar em tornar o press-release fácil de ser encontrado”, explica Rod Nicolson, vice-presidente de Global Reporting da PR Newswire. “Ao compartilhar alguma informação que seu público precise ou algo que eles queiram, você está empregando uma boa prática tão antiga quanto o próprio press-release”, completa ele. “Matt não está dizendo que os press-releases não ajudam”, comentou Joshua Butler, leitor do SEO Round Table – uma publicação eletrônica sobre o assunto -, em um artigo cujo título é “Links in Press Releases Don’t Help Your SEO? This Experiment Proved They Do” e que promoveu um debate agitado sobre o assunto. “Matt está dizendo que press–releases que só ficam disponíveis em de sites de agências, sem serem publicados por verdadeiras empresas de notícias, não vão ajudar. Então, o que fazer? Continue publicando press-releases, mas faça-os serem verdadeiramente úteis para os noticiários. Ter o seu link publicado em sites especializados, que já estejam a pelo menos três anos na ativa, é uma excelente conquista. Se o seu press-release e qualquer outro conteúdo que a sua empresa distribua ou publique é efetivo ou não em termos de aderência aos mecanismos de busca – e dessa forma, uma ferramenta de credibilidade para gerar o compartilhamento dos seus links – vai depender de algumas coisas:
  • Tema e conteúdo: o conteúdo é pertinente aos interesses da sua audiência? Está escrito na linguagem que eles usam? Há termos que as pessoas vão procurar?
  • A competitividade do assunto e das palavras-chave: competir pela atenção das pessoas quando você usa palavras-chave muito populares, tais como “Michelle Obama” ou “Super Bowl 2013” é difícil em função da enorme quantidade de informação disponível sobre tópicos populares. Palavras-chave mais direcionadas para o seu conteúdo tenderão a gerar um resultado melhor.
  • Onde o conteúdo é divulgado: Boas notícias, conteúdo bem redigido aparecendo em sites relevantes e de autoridade serão notados pelos mecanismos de busca e o efeito será positivo. O site da PR Newswire está, ininterruptamente, desde 2005 servindo a clientes e seus públicos. A nossa rede de distribuição de conteúdo inclui as maiores empresas de noticias, bem como milhares de sites muito respeitados e publicações especializadas.
  • Se as pessoas realmente lêem e compartilham: conteúdo que é publicado, mas não é lido leva a lugar nenhum – tanto em termos de visitas quanto de aderência aos mecanismos de busca, além de representar um grande desperdício de recursos. Quando as pessoas lêem e compartilham o conteúdo, elas geram sinais indicando aos buscadores o valor de um pedaço específico do material. Então, gerar conteúdo capaz de convencer as pessoas que vale a pena lê-lo tem um beneficio duplo: além de espalhar a sua mensagem de forma viral, vai aumentar também a sua visibilidade junto das ferramentas de pesquisa na internet.
Então, a conclusão é: não existe uma receita de bolo no uso de press-releases para aumentar o tráfego do seu site. Entretanto, enfatize conteúdos que tenham valor para os leitores, isso incrementa a visibilidade junto aos mecanismos de busca e eleva a credibilidade junto ao público-alvo do seu negócio. Melhore a visibilidade do seu conteúdo Que tal algumas dicas sobre como melhorar a visibilidade dos press-releases e os outros conteúdos que você publica? Veja nos slides abaixo algumas boas práticas simples e fáceis de implantar, que você pode começar a usar ainda hoje. Autor: Sarah Skerik é vice-presidente de mídia social da PR Newswire. Fonte: Blog Beyond PR Traduzido e adaptado por Leonardo Camacho, Associate Customer Content Specialist PR Newswire